O PNAIC é um importante compromisso assumido pelos estados, municípios e governo federal para que todas as crianças brasileiras sejam plenamente alfabetizadas até o terceiro ano do ensino fundamental, constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizadas pelo Ministério da Educação e que contribuem para a alfabetização, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.
1ª FORMAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação
de Milhã, promoveu dia 23/03, o 1º encontro de Formação com professores
do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental, na Escola Cleonice
Bezerra P. Rosa, na sede do Município, tendo como temas abordados:
- Educação no Campo:
Currículo no Ciclo de Alfabetização
- Educação Especial:
como lidar com os vários tipos de deficiência no processo de alfabetização.
·
ANO
01- Currículo na Alfabetização Concepções e Princípios.
·
ANO
02- Currículo no Ciclo de Alfabetização, Consolidação e
Monitoramento no processo de ensino e de aprendizagem.
·
ANO
03- Currículo Inclusivo – O direito de ser alfabetizado.
18/05
TEMAS ABORDADOS: - Educação no Campo: As múltiplas realidades das escolas do campo.
·
ANO 01- Planejamento
do ensino/As rotinas da escola e da sala de aula/ Direitos de aprendizagem.
·
ANO 02- Objetivos
e Estratégias para o ensino relativo ao componente curricular – Língua Portuguesa/
Rotinas de alfabetização e Letramento/ Direitos de aprendizagem.
·
ANO 03- Princípios
Didáticos e modos de organização do trabalho pedagógico/Interação dos
diferentes componentes curriculares/ Direitos de aprendizagem.
3ª FORMAÇÃO 
29/06
TEMAS ABORDADOS: - Educação no Campo: Apropriação do sistema de escrita alfabética/ Consciência Fonológica.
TEMAS ABORDADOS: - Educação no Campo: Apropriação do sistema de escrita alfabética/ Consciência Fonológica.
· ANO 01- A escrita alfabética/ O ensino do sistema de escrita alfabética.
· ANO 02- A compreensão do sistema de escrita alfabética e consolidação da alfabetização.
· ANO 03- A consolidação das correspondências letra/som no último ano do ciclo de
alfabetização/ ensino da ortografia no 3º ano do 1º ciclo.
· 4ª FORMAÇÃO
03/08
TEMAS ABORDADOS: - Educação no Campo: A consolidação das correspondências letra/som no último ano do ciclo de alfabetização/ ensino da ortografia/ O que devemos propor aos alunos no final do ciclo de alfabetização?/ Os tipos de atividades que consideramos fundamentais para que os alunos avancem nos sue conhecimentos/ Possibilidade de reflexão sobre o sistema de escrita alfabética.
TEMAS ABORDADOS: - Educação no Campo: A consolidação das correspondências letra/som no último ano do ciclo de alfabetização/ ensino da ortografia/ O que devemos propor aos alunos no final do ciclo de alfabetização?/ Os tipos de atividades que consideramos fundamentais para que os alunos avancem nos sue conhecimentos/ Possibilidade de reflexão sobre o sistema de escrita alfabética.
· ANO 01- Trabalhando as atividades do livro didático em sala de aula.
· ANO 02- Relato de ensino do sistema de escrita alfabética com o uso do livro didático.
· ANO 03- Obras complementares: possibilidade de uso nas turmas do ano 03.
5ª FORMAÇÃO
24/08TEMAS ABORDADOS: - Educação no Campo: Brincando e aprendendo/ Jogos na alfabetização contemplando diferentes percursos e conhecimento sobre a escrita/ Alfabetizar Brincando/ Brinquedos e Brincadeiras do campo/ Os direitos de aprendizagem de Matemática.
· ANO 01- "Ser cuidado, brincar e aprender"/ Que brincadeira é essa? Alfabetização?
· ANO 02- O lúdico na sala de aula/ E o brincar e o jogar no ensino relativo ao componente curricular - Língua Portuguesa.
· ANO 03- A criança que brinca aprende? Atividades lúdicas "hora de brincar. hora de avaliar".
6ª FORMAÇÃO
14/09TEMAS ABORDADOS: - Educação no Campo: Por que ensinar gêneros textuais na escola?/ Registro e análise da prática do ensino fundamental/ Os textos na sala de aula.
· ANO 01- Os diferentes textos em sala de aula de alfabetização/ Os diferentes textos a serviço da perspectiva do alfabetizar letrando.
· ANO 02- O trabalho com gêneros textuais na sala de aula/ Por que ensinar gêneros textuais na escola?
· ANO 03- Os gêneros textuais em foco/ pensando na seleção e na progressão dos alunos/ os gêneros textuais a serviço da ampliação dos conhecimentos dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário